Advogado destaca que os setores com mais oportunidades estão entre as áreas de direito, finanças, construção civil e saúde.
Trabalhar e viver nos Estados Unidos é o sonho de muitos brasileiros, que podem ter essa realização através dos vistos EB-2 e EB-3, segundo Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional. As modalidades são baseadas em propostas de emprego no país, e fornecem um Green Card aos seus portadores, sendo que o benefício é estendido para o cônjuge e os filhos até 21 anos desde que sejam solteiros.
O sócio do Toledo Advogados Associados explica que existem algumas profissões que, atualmente, são mais requisitadas no país norte-americano, principalmente na área de tecnologia.
“Esse é um setor que cresce e está em pleno desenvolvimento, com muitas indústrias e startups sendo criadas. Os profissionais desse setor devem apresentar o currículo bem formulado e manter um bom perfil no LinkedIn para que essas empresas possam enxergar melhor as habilidades que o solicitante possui. Atualmente, as áreas de engenharia de tráfego e desenvolvimento de sistemas são as mais requisitadas e as que possuem maiores chances de sucesso na hora de solicitar um visto de moradia permanente nos EUA.”
O segundo setor que mais necessita de mão de obra, de acordo com o especialista, é o da construção civil. Engenheiros, arquitetos e até mesmo aqueles que trabalharão diretamente nas obras podem se adequar perfeitamente ao mercado americano, repleto de vagas.
“Obviamente, esses profissionais vão precisar validar o diploma para conseguir uma licença de trabalho no país. Os Estados Unidos têm grandes empreendimentos na área imobiliária e os brasileiros, que trabalham nesse segmento, devem ficar atentos a essas oportunidades.”
De acordo com o especialista em Direito Internacional, a área da saúde também figura entre as que mais precisam de profissionais. Existe uma grande demanda para enfermeiros e médicos e, que assim como para aqueles que atuam na construção civil, a validação do diploma também é necessária. A área da psicologia, segundo Daniel, é uma das que mais possuem vagas em aberto, principalmente de brasileiros que possam atender a comunidade brasileira nos Estados Unidos.
“Muitos dos meus clientes já pediram indicação de psicólogo e a gente realmente não conhece. É uma área que pode ser bem explorada.”
Encerrando a lista de profissões de maior demanda para imigrantes nos EUA, os setores administrativos e jurídicos também necessitam de profissionais.
“Costumo juntar as duas áreas porque diversos movimentos na administração de empresas englobam a área jurídica. Em muitos casos, eu vejo pessoas nos Estados Unidos precisando de serviços jurídicos no Brasil. Então o profissional não precisaria nem fazer a sua licença para atua em solo americano.”
Validação de sentença, registro de marca e patente, registro de divórcio, procurações, além de uma série de outras funções que o advogado brasileiro licenciado no Brasil pode exercer dentro do país norte-americano. “Obviamente, baseada na legislação brasileira e atendendo a comunidade brasileira”, declara o advogado.
Na área administrativa, a administração patrimonial é algo de grande necessidade por parte dos brasileiros que vivem nos EUA, afirma Toledo. Há uma série de itens que podem ser explorados nesse sentido, com pessoas que querem fazer a gestão do seu patrimônio no Brasil, sejam imóveis ou empresas, mas não sabem como fazer sem ter um profissional financeiro para orientá-lo. “Trata-se de um mercado gigantesco de oportunidades”, finaliza Toledo.
Fonte: Migalhas